A chegada da estação mais fria do ano costuma tornar-se motivo para que muitas pessoas deixem de praticar atividade física, permaneçam mais em casa ou em lugares fechados, aumentem o consumo de alimentos mais calóricos. Com a queda da temperatura, algumas alterações no organismo e de comportamento são observadas, como gripes resfriados e a famosa preguiça que afasta as pessoas das academias.
Grande parte das pessoas usa o clima como fator determinante na hora de treinar. Muitos preferem o calor, porque se sentem mais dispostos, e dão a desculpa de que “está muito frio” para não praticar exercícios. O que muitas pessoas não sabem é que a interrupção de uma atividade física, principalmente no inverno, fragiliza o organismo, pois a prática regular de exercício os aumenta a resistência orgânica do indivíduo. Praticar atividade física no inverno traz muitos benefícios:
Queima maior de calorias: no frio, o corpo precisa de mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto energético, é por isso temos mais vontade de comer gordura nessa época. Logo, os exercícios podem ajudá-lo a manter o equilíbrio entre peso e alimentação.
Ajuda a evitar problemas respiratórios como rinite, sinusite e outros, pois com a atividade física o corpo fica mais tempo aquecido, o que evita o acúmulo de secreções na face e pulmões.
É grande aliada para combater o mau humor e depressão: a prática de atividades físicas estimula a liberação de endorfinas, o que causa sensação de prazer, ajudando no humor e combatendo a depressão dos dias mais frios.
Equilibra o sono: pesquisas indicam que pessoas que praticam 150 horas ou mais de exercícios físicos semanais dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia.
Mas cuidado: atividades até duas horas antes de dormir podem dificultar a chegada do sono, por conta dos níveis elevados de adrenalina.
Alguns cuidados são necessários antes de fazer exercícios com as baixas temperaturas: mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa deixa a pessoa sujeita aos mesmos problemas que teria no calor; o corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importantíssimo aquecer e alongar; hidratação antes, durante e depois é essencial, pois tal como no verão seu corpo também perde líquido através da transpiração. Um cuidado que devemos ter ao exercitar no frio é levar um agasalho para depois da prática da atividade.
O frio não pode ser uma desculpa para não praticar atividades físicas e sim um estímulo a mais, pois com a temperatura mais amena não nos sentimos tão castigados. Mexa-se!
Fonte: www.maisequilibrio.com.br ;
www.educacaofisica.com.br
Consumir frutas é de extrema importância para o bom funcionamento do corpo e traz mais saúde e disposição. As frutas são fontes de nutrientes essenciais ao organismo, por isso devem ser consumidas diariamente. Por isso, é preciso saber escolher frutas com boa qualidade e aprender a armazená-las corretamente. O ideal é consumir sempre as frutas da estação, cuja oferta é maior, costumam estar mais frescas e próprias para consumo, são mais fáceis de encontrar e o preço costuma ser melhor. Algumas formas de escolher e armazenar frutas:
Abacate: prefira abacates mais firmes, mas não aperte a fruta para testar sua qualidade, pois poderá danificá-la. O abacate maduro deve ser conservado na geladeira, e dura de quatro a sete dias. Após cortado, deve ser consumido rapidamente.
Abacaxi: o Abacaxi: abacaxi exala aroma doce e possui estrutura sólida e firme, com uma coroa de folhas fortes e brilhantes. Se a coroa for mais compacta e pequena em relação ao tamanho do fruto, indica que está bem desenvolvido. Se quer um abacaxi maduro, puxe as folhas e verifique se soltam com facilidade. Após ser descascado, fatiado ou cortado em cubos, mantenha na geladeira em recipiente fechado por três dias. Pode ser congelado.
Acerola: deve Acerola estar madura, avermelhada, firme e sem machucados. A acerola é uma fruta altamente perecível. Por isso, após lavar e secar cada fruta, o ideal é mantê-la no congelador. Assim pode ser conservada por até doze meses.
Banana: manchas marrons indicam que estão macias. Inteiramente escuras, estão maduras demais para comer, mas podem servir para o preparo de bolos, tortas e doces. A dica para as bananas verdes é deixar que amadureçam em temperatura ambiente e mantê-las em lugar fresco. Não leve à geladeira ou ao congelador.
Goiaba: as com tamanho uniforme, que estejam maduras e firmes, sem sinais de machucados. Conserve na geladeira por dois a quatro dias.
Jabuticaba: dê preferência as jabuticabas graúdas, sem rachaduras ou picadas de insetos. Guarde em saco plástico na gaveta inferior da geladeira. Conserve por dois a três dias.
Laranja: Laranja: Laranja: prefira laranjas com casca brilhante, lisa e polida. A fruta deve parecer pesada para seu tamanho e ter aroma agradável. Evite laranjas secas, mofadas ou com marcas marrons. Conserve na geladeira por duas semanas e use antes que a casca murche. Pode ser congelada em pedaços e fatias descascadas.
Maçã: escolha Maçã: maçãs sem machucados, com casca firme e sem rugas. Podem ser guardadas em sacos plásticos na geladeira por várias semanas.
Fonte: www.saudebrasilportal.com.br